Inscrições e Matrículas

Colégio Marista Santo Antônio | Sinop

Anos Finais - 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental

 

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões.

Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

Cultura e conhecimento

Produção textual
A produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e nas salas de aula. O componente curricular de Produção Textual está presente desde o 6º ano do Ensino Fundamental e, a partir do Ensino Médio, ganha acompanhamento individual com o Setor de Redação, que disponibiliza exclusivamente professores para o aperfeiçoamento da produção textual dos estudantes.

Filosofia
Semanalmente, um horário é dedicado para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico. A disciplina de Filosofia é um momento para a discussão de temas, como a solidariedade, o respeito, o bullying, entre outros, desenvolvendo a criticidade, a argumentação e a reflexão.

Viagens culturais
Os estudantes têm a oportunidade de realizar viagens culturais para outros estados. Os jovens se familiarizam com outras culturas, pontos turísticos e históricos de cidades brasileiras fora do estado do Rio Grande do Sul, acompanhados por colegas, professores e coordenadores.

Desenvolvimento científico

Mostra do Saber
A valorização do processo de investigação científica acontece do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na Mostra do Saber as teorias se transformam em atividades que aproximam situações e curiosidades do cotidiano com os conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Os trabalhos que recebem destaque participam de feiras externas de ciências e têm seus artigos publicados na revista científica O Saber em Mostra.

Clube de Ciências
Anos Finais - Clube de Ciências Em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, o colégio desenvolve o Programa de Clube de Ciências, uma atividade que reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por Ciências para, juntamente com o professor/orientador, planejar e executar investigações na área com os objetivos de promover um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomentar a atitude ativa e crítica em relação à informação científica e oferecer ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências.

Formação de valores
O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Atividades diversificadas levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Projetos Interdisciplinares

6º ano EF
Cuidar da vida em todas as suas dimensões
Os conteúdos desenvolvidos no 6º ano EF possuem um eixo comum, pautado pelo projeto Cuidar da vida em todas as suas dimensões, com iniciativas de educação ambiental e sustentabilidade. Ao longo do ano, são realizados trabalhos observação e análise dos processos de reciclagem e o uso sustentável de energia elétrica e outros recursos do planeta.

7º ano EF
Conhecimento em favor da vida
O projeto busca desenvolver a habilidade de utilizar o conhecimento que existe no mundo em favor da vida, desenvolvendo um olhar seletivo e crítico sobre as informações e notícias e interagindo com meio ambiente, colegas e professores de forma responsável. Além disso, o projeto estimula no estudante a percepção da construção de conhecimento ao longo da história, em diferentes culturas e momentos.

Outras atividades:
- Sarau Literário, a partir da releitura de obras da literatura brasileira.

8º ano EF
Adolescente mais que um corpo
A preocupação com a passagem da adolescência é foco de diversas atividades interdisciplinares. O projeto trabalha os aspectos físicos e emocionais dessa passagem, com a participação de nutricionistas, psicólogos e hebiatras.

Outras atividades:
- Estudo do meio ambiente e seus ecossistemas em visitas ao Lago Guaíba.
- Pesquisa de aspectos culturais e geográficos do planeta na Feira das Nações.
- Palestras com profissionais de diversas áreas trabalhando os temas: projeto de vida, relações interpessoais e sexualidade.

Avaliação

A avaliação acontece de forma contínua, através de trabalhos, testes e provas, além da participação em sala de aula. Os resultados são entregues trimestralmente e a média que precisa ser atingida pelo estudante é 7. Hábitos de Estudos são desenvolvidos para que os estudantes organizem seus estudos e compromissos equilibrando aulas, temas e atividades extras.

Estudos de Recuperação
Ocorrem de forma contínua e processual, sendo dirigidos aos estudantes com dificuldades identificadas durante o processo de ensino e aprendizagem. Os Estudos de Recuperação são oferecidos em aula, com revisões e atividades adicionais, além da oferta de aulas extras, em horário diferente ao das aulas regulares. Após a realização dos Estudos de Recuperação, os estudantes têm a possibilidade de, por meio de prova trimestral, recuperar seu rendimento, quando alcançado maior nível de aprendizagem.

Uniforme

O uso do uniforme é completo e obrigatório.

Nossos espaços

Anos Finais - Biblioteca O Colégio dispõe de Biblioteca, Laboratórios de Informática, Museu e Laboratório de Ciências, Salas de Arte, Auditórios e Centro Esportivo.
Uma série de iniciativas garante o bem-estar e a segurança da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.

Atividades Extras
Os estudantes têm a oportunidade de participar do Grêmio Estudantil, Grupo Escoteiro Tupã-Ci, Clube de Ciências, Grupo de Jovens - Pastoral Juvenil Marista (a partir do 7º ano EF), grupos representativos nas modalidades de Seleções Esportivas e Orquestra. Além disso, podem matricular-se em atividades extraclasse de Futsal, Vôlei, Judô, Ginástica Artística, Patinação, Robótica, Teclado, Violão, Teatro e Idiomas (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano). Também é possível participar da Catequese de Primeira Eucaristia (do 6º ao 8º ano EF) e Crisma (a partir do 8º ano EF).