Inscrições e Matrículas

Colégio Marista Santo Antônio | Sinop

Ensino Médio

 

O Ensino Médio marista, comprometido com a educação integral, desenvolve atividades que visam ao aprimoramento humano por meio da formação ética e espiritual, além da autonomia e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos.

Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros. Nesta fase, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Ensino Médio

Mais tempo para aprender

A carga horária é ampliada no Ensino Médio: durante as manhãs, as aulas se estendem por um período a mais do que a maioria das escolas e são oferecidas aulas complementares em tardes determinadas. Isso garante mais tempo de aprendizagem nos componentes curriculares de maior carga horária. Além disso, todos os anos têm aulas de Língua Inglesa e Língua Espanhola.

Terceirão
O Marista Rosário foi pioneiro em oferecer períodos extras de revisão dos 1º e 2º ano EM na estrutura curricular do 3º ano EM.

Nivelamento
Aos estudantes que chegaram há pouco no Colégio, são oferecidas aulas extras de nivelamento durante o primeiro mês letivo, para a retomada de conteúdos pré-requisitos ao curso da série/ano.

Organização
Neste período da vida escolar é indispensável encontrar tempo adequado para aliar estudos, diversão e qualidade de vida. Com esse objetivo, através de dinâmicas, encontros de formação e palestras, o projeto Hábitos de Estudo ajuda o estudante a se organizar e criar a sua própria rotina de estudos e organização de horários.

 

Pensando no futuro

Palestras e dinâmicas despertam no estudante, desde o 8º ano do Ensino Fundamental, a reflexão para fazer uma escolha profissional segura. Na Semana das Profissões, as universidades apresentam seus cursos, ex-alunos retornam para contar seus relatos da vida, professores narram as particularidades de sua escolha profissional e os pais dividem com os filhos suas experiências no mercado de trabalho. O estudante também tem a oportunidade de realizar testes vocacionais.

Foco no Enem e vestibulares
De olho no Enem e Vestibulares, a equipe acompanha as mudanças nos concursos e adapta sua formação a essas novidades. Os estudantes participam de aulões especiais, simulados, debates sobre as leituras obrigatórias, entre outras ações focadas nas avaliações externas.

Preparação que vai além do vestibular
Compõem o Ensino Médio também a formação de lideranças, projetos voltados para o empreendedorismo, orientação vocacional e a iniciação científica. Dentro dos projetos se destacam as participações em olimpíadas nacionais em diversas áreas do conhecimento.

Projeto Miniempresa
Acompanhados por profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção, estudantes do 2º ano do Ensino Médio têm a oportunidade de vivenciar a atividade empreendedora e empresarial. O método utilizado é o aprender-fazendo, onde cada participante de converte em um mini empresário. O projeto é feito em parceria com a Junior Achievement.

Mostra do Saber
A valorização do processo de investigação científica acontece no 1º e 2º ano do Ensino Médio. Na Mostra do Saber as teorias se transformam em atividades que aproximam situações e curiosidades do cotidiano com os conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Os trabalhos que recebem destaque participam de feiras externas de ciências e têm seus artigos publicados na revista científica O Saber em Mostra.

Programa de Pré-Graduação em Biociências
Mais uma parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, o projeto oferece aos estudantes do Ensino Médio a oportunidade de vivenciar aulas universitárias, conhecendo os bastidores de laboratórios e do Museu de Ciências e Tecnologia, desenvolvendo atividades práticas na área de Biologia e realizando cursos de extensão como: Introdução à Biologia Forense e Biologia Marinha.

Esporte e Cultura

Línguas
No Ensino Médio, a Língua Inglesa é ministrada em dois níveis, sem diferenças no conteúdo, mas com abordagem diferenciada para atender aos diferentes níveis de conhecimento dos estudantes em relação à língua. Esse formato traz mais dinamismo às aulas e motivação aos estudantes, que percebem sua evolução. A Língua Espanhola também é oferecida no currículo de todo o Ensino Médio.

Produção textual
A fluência, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e em sala de aula. Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, a produção textual é o componente curricular que foca essencialmente na produção de diferentes tipos de textos, mas no Ensino Médio ela ganha destaque, com carga horária intensificada.

Mente e corpo em forma
No Terceirão, o estudante pode optar por diferentes modalidades de Educação Física: atividades esportivas (esportes coletivos em geral), atividades diversificadas (jogos, técnicas de integração, caminhadas) ou Corpo e Mente (yoga e relaxamento).

 

Formação de valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Momentos de formação levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Avaliação

A avaliação acontece de forma qualitativa e quantitativa, através de trabalhos, testes e provas, além da participação em sala de aula. Os resultados são entregues trimestralmente e a média que precisa ser atingida pelo estudante é 7.

Estudos de Recuperação

Ocorrem de forma contínua e processual, sendo dirigidos aos estudantes com dificuldades identificadas durante o processo de ensino e aprendizagem. Os Estudos de Recuperação são oferecidos em aula, com revisões e atividades adicionais, além da oferta de aulas extras, em horário diferente ao das aulas regulares. Após a realização dos Estudos de Recuperação, os estudantes têm a possibilidade de, por meio de prova trimestral, recuperar seu rendimento, quando alcançado maior nível de aprendizagem.

Uniforme

Para a prática da Educação Física, é obrigatório o uso de uniforme para todos os estudantes.

Nossos espaços

Um andar exclusivo é destinado ao Ensino Médio, com o Setor de Produção Textual, Auditório, Sala de Estudos e um lounge para descanso, em um ambiente agradável e seguro. O colégio dispõe de salas de aula temáticas para este nível, climatizadas e equipadas com lousa digital, além de Biblioteca, Centro Esportivo e Laboratórios de Informática, Física, Química e Biologia.
Uma série de iniciativas garante o bem-estar da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.

Atividades Extras
Os estudantes têm a oportunidade de participar do Grêmio Estudantil, Grupo Escoteiro Tupã-Ci, Grupo de Voluntariado, Grupo de Jovens (Pastoral Juvenil Marista), Projeto Miniempresa (parceria Junior Achievement), Programa de pré-Graduação em Biociências (parceria PUCRS) e de grupos representativos nas modalidades de Seleções Esportivas e Teatro (GTER). Além disso, podem matricular-se em atividades extraclasse de Robótica, Patinação e Idiomas (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano) e Catequese de Crisma.