Colégio Marista Santo Antônio | Sinop

A partir de três anos completos até 31/3/2015.

Educação InfantilQuando as famílias confiam a nós a educação de seus filhos, assumimos um compromisso conjunto. Afinal, a proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante.

Em especial, nesta fase, buscamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade. As atividades visam à socialização, à autonomia, à cooperação e à solidariedade, tudo isso em um clima saudável, em que as potencialidades são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências.

Diferenciais apenas para os níveis 2 e 3

Expressão Corporal
Orientados por um professor especializado, os estudantes experimentam diferentes vivências corporais, buscando a consciência e sensibilização, trabalhando a organização e coordenação motora, expressividade e desenvolvimento psicossocial e a harmonia de um ser em plena forma e transformação.

Música
A Educação Musical proporciona o prazer de ouvir e fazer música, desenvolvendo concentração, memória, organização e criatividade. Os estudantes vivenciam práticas individuais e coletivas, compondo, apreciando e executando cantos dirigidos de diferentes gêneros musicais, em aulas com um professor especializado.

Diferenciais para todos os níveis (1, 2 e 3)

Acolhida e Adaptação
Quem chega ao Marista Rosário recebe atendimento personalizado dentro das ações do programa Acolhida e Adaptação: horário diferenciado de acompanhamento às famílias e guia de adaptação.

Informática
Os estudantes participam de momentos de aprendizado no Laboratório de Informática exclusivo, adaptado à esta faixa etária. Todo o trabalho é conectado com o que é vivenciado em sala de aula, sendo que professora e monitora de Informática atuam conjuntamente.

Educação para o Pensar
Trabalhadas pela própria professora em um horário semanal, as aulas de Educação para o Pensar iniciam um trabalho de cultivo e fortalecimento de habilidades do pensamento. O objetivo é estimular, desde cedo, um pensar criterioso, cuidadoso, crítico e criativo nas crianças.

Educação Física
Um professor especializado trabalha o desenvolvimento do ser como um todo, através do contexto psicossocial, o conhecimento do corpo, suas possibilidades de ações e limitações. É uma ação planejada e estruturada que pode se utilizar de vários elementos, como o esporte, a dança, o jogo, a brincadeira e a atividade física.

Atendimento e oficinas nutricionais
Diferenciais da Educação Infantil Supervisionados por uma nutricionista, os estudantes da Educação Infantil realizam oficinas de culinária periódicas em Refeitório próprio, aprendendo na prática a importância de uma alimentação saudável.

Atividades culturais e saídas de campo
O aprendizado em sala de aula precisa ser qualificado com a vivência de atividades que vão além da escola: teatros, museus, fazendas e outros espaços temáticos são visitados durante o ano.

Formação do leitor
O incentivo à leitura começa desde cedo e é trabalhado de forma a tornar-se um hábito agradável e desafiante. Horários semanais de visita à Biblioteca, horas do conto, Ciranda da Leitura, leituras em sala de aula auxiliam a formar leitores que ampliam sua forma de ver, ouvir, sentir, interpretar e reinterpretar.

Iniciação Científica
Na Educação Infantil acontecem encontros mensais de iniciação científica com a proposta de levar ao conhecimento das crianças o que é Ciências, como fazer uma pesquisa, como descobrir sobre determinados fatos ou assuntos. As atividades são definidas de acordo com o interesse e faixa etária de cada nível e têm como objetivo despertar para perguntas e respostas, elaborando hipóteses, gerando um olhar investigativo para possíveis descobertas.

Formação de valores
O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas variadas levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Equipe Multidisciplinar para a Educação Infantil

O Colégio possui uma equipe multidisciplinar para este nível de ensino composta pelos seguintes profissionais:

• Coordenação de Turno
  • Coordenação Pedagógica
  • Orientação Educacional
  • Pastoral Escolar

Avaliação

Na Educação Infantil a avaliação é permanente, contínua e qualitativa, com observação, registro e reflexão sobre a ação e o pensamento das crianças, chegando aos pais na forma de relatório trimestral.

Uniforme

O uso do uniforme é completo e obrigatório.

Nossos espaços

As salas de aula, além de serem totalmente planejadas para atender aos pequenos, estão situadas em uma área específica para o nível. Outros espaços são Brinquedoteca; Biblioteca Infantil; Sala de Música; Sala de Expressão; Sala de Ginástica; Espaço Arte; refeitório; auditório; pátio externo e interno; quadras esportivas e Laboratório de Informática.
Uma série de iniciativas garante o bem-estar da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação, recepção da Educação Infantil, auxiliares de disciplina e estacionamento.

Atividades Extras
Os pais podem optar pela modalidade Turno Integral, de forma que a criança permaneça na escola também no turno inverso ao de suas atividades curriculares, participando de oficinas diversas. Além disso, o colégio oferece aulas extraclasse de Ginástica Artística, Balé, Artes, Judô, Iniciação Esportiva para o Nível 3 e Idiomas a partir do Nível 2.