Inscrições e Matrículas

Colégio Marista Santo Antônio | Sinop

Anos Iniciais - 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

 

Anos Iniciais - Educação Marista A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo. É nessa fase da vida escolar que o estudante amplia seus valores, compreendendo sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.
De forma a garantir a formação integral do estudante e atendendo as necessidades de cada série, a escola oferta atividades diferenciadas que podem ser desenvolvidas pelo próprio professor (Filosofia), com o apoio de monitores (Informática, Hora do Conto) ou com professores especializados (Educação Física, Língua Inglesa, Música e Expressão Corporal). São elas:

Educação Física
Por meio do esporte, os estudantes vivenciam momentos de socialização, cooperação e solidariedade, trabalham suas formas de se comunicar e adquirem consciência corporal. Além de jogos, esportes, danças e manifestações culturais, a Educação Física também trabalha preservação e organização de ambientes, hábitos de higiene, alimentação e qualidade de vida.

Língua Inglesa
Durante os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, o estudante desenvolve as competências necessárias para expressar-se e comunicar-se através do vocabulário e estruturas gramaticais da Língua Inglesa. Paralelamente, percebe e aprende a valorizar as diferenças culturais para uma melhor compreensão do mundo e formação da cidadania.

Filosofia
Estimular as habilidades de pensamento é o foco principal. Todas as atividades propostas aos estudantes possibilitam um pensar cuidadoso, crítico, criativo e criterioso, em que a investigação, o questionamento e o diálogo são desenvolvidos constantemente.

Expressão Corporal
Orientados por uma professora especializada, os estudantes experimentam diferentes vivências corporais e desenvolvem a organização e a coordenação motora, a expressividade, a interpretação cênica e coreográfica e a sensibilização artística e cultural.

Música
A Educação Musical proporciona o prazer de ouvir e fazer música, desenvolvendo concentração, memória, organização e criatividade. Os estudantes vivenciam práticas individuais e coletivas, compondo e apreciando diferentes gêneros musicais e produções artístico-culturais.

Informática
Os estudantes participam de momentos de aprendizado no Laboratório de Informática. Todo trabalho é conectado com o que é vivenciado em sala de aula, sendo que professora e monitora de Informática atuam conjuntamente.

Diferenciais

Acolhida e Adaptação
Quem chega ao Marista Rosário recebe atendimento personalizado dentro das ações do programa Acolhida e Adaptação: horário diferenciado de acompanhamento às famílias e apadrinhamento.

Atividades culturais e saídas de campo
O aprendizado em sala de aula precisa ser qualificado com a vivência de atividades que vão além da escola: teatros, museus, fazendas e outros espaços temáticos são visitados durante o ano.

Formação do leitor
O incentivo à leitura começa desde cedo, contando com horários semanais de visita à Biblioteca, momentos especiais de hora do conto e leituras em sala de aula. O projeto Ciranda da Leitura tem sido desenvolvido nos Anos Iniciais e vem conquistando cada vez mais leitores. Tem por objetivo aperfeiçoar a compreensão leitora e ampliar o repertório literário dos estudantes através do conhecimento de diferentes gêneros textuais, autores e ilustradores, transformando a leitura em fonte de prazer, de conhecimento e de experiências com o imaginário e a criação. Anos Iniciais - Clube do Livro A Biblioteca ainda promove o Clube do Livro, destinada às turmas do 3º ano à 8ª série do Ensino Fundamental, surgiu da ideia dos próprios estudantes que gostariam de discutir obras literárias durante os recreios, na Biblioteca. O projeto, que propõe encontros semanais, tem como objetivos promover o hábito e o prazer da leitura, divulgar dicas de livros, incentivando a leitura de obras literárias clássicas e estimular o uso dos espaços e acervo da Biblioteca.

Iniciação Científica
Em todos os anos as discussões, reflexões e investigações permeiam temas que proporcionam ao estudante compreender e realizar uma leitura crítica do mundo ao seu redor, abordando a saúde, os seres vivos e não vivos, a cultura, as concepções de infância, família e sociedade, a sustentabilidade, entre outros. O objetivo é acompanhar o estudante na construção de formas de enxergar a sociedade sob diferentes enfoques, relacionando os fenômenos naturais, os seres vivos, os fatores abióticos, a Terra e o Universo, e a importância de cada um deles para com os outros e para com o equilíbrio do todo.

Formação de valores
O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas variadas levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Projetos Interdisciplinares

1º ano EF
Vernissage
Através do estudo da vida e obra de nomes conhecidos da arte, os pequenos tornam-se verdadeiros artistas ao produzirem releituras de obras que desenvolvem sua percepção e criatividade. A produção dos estudantes pode ser conferida em uma exposição que ocorre no final do ano e envolve toda a comunidade educativa.

2º ano EF
Pequenos Escritores
Dando continuidade ao Projeto Ciranda da Leitura, as crianças criam seus personagens e histórias que são publicadas em um livro da turma. O Projeto Pequenos Escritores culmina no final do ano com o lançamento dos livros, com direito à sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre.

3º ano EF
Conhecendo Porto Alegre
Durante todo o ano, a história de Porto Alegre é pesquisada e vivenciada em sala de aula para no final ser apresentada, marcando a conclusão do projeto. O Musical Porto Alegre traz elementos da cultura e história da cidade através da dança, canto e interpretação. Os estudantes também produzem um CD com informações, depoimentos e pesquisas que realizam durante o ano.

4º ano EF
Imigrantes
O trabalho interdisciplinar de estudos sobre a colonização no Estado do Rio Grande do Sul embasa o projeto Imigrantes, que culmina em uma apresentação artística em que cada turma representa uma etnia, resgatando símbolos culturais que estão na origem do povo gaúcho.

5º ano EF
Viagem Cultural pelo Brasil
Uma viagem cultural pelo Brasil é construída e vivenciada pelos estudantes. A observação e o estudo das diferentes manifestações culturais estimulam o conhecimento e o respeito aos diferentes povos que formam o nosso país.

Avaliação

A avaliação é expressa através de uma Ficha de Acompanhamento Trimestral que revela o domínio dos estudantes sobre as competências desenvolvidas (conhecimentos, habilidades e atitudes). Os Estudos de Recuperação são oferecidos trimestralmente em aula e em horários extras, objetivando potencializar e consolidar a aprendizagem. Hábitos de estudos são desenvolvidos para que os estudantes organizem seus momentos de estudos e espaço para os temas.

Uniforme

O uso do uniforme é completo e obrigatório.

Espaços Diferenciados

As salas de aula do 1º ano EF são planejadas com uma estrutura diferenciada. Os Anos Iniciais ainda contam com Biblioteca Infantil, Sala de Música, Sala de Expressão, Pátios externos, Laboratório de Informática, Museu de Ciências e Centro Esportivo.
Uma série de iniciativas garante o bem-estar da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.

Atividades Extras
Os pais podem optar pela modalidade Turno Integral, de forma que a criança permaneça na escola também no turno inverso ao de suas atividades curriculares, participando de oficinas diversas. O colégio também conta com o Grupo Escoteiro Tupã-Ci e atividades extraclasse de Futsal, Judô, Iniciação Esportiva, Ginástica Artística, Patinação, Balé, Teatro, Artes, Idiomas (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano) e, a partir do 3º ano EF, Teclado, Violão, Clube do Livro e Robótica. A partir do 4º ano EF, são oferecidas outras atividades, como Vôlei, Orquestra, Dança de Rua e Catequese (Primeira Eucaristia).