Aprender por inteiro nos completa

Não basta sonhar com um futuro melhor, é preciso construí-lo. E para isso, além de educar bem, nós educamos para o bem. Esse é o nosso compromisso. É o que faz a diferença.

DIFERENCIAIS DOS COLÉGIOS MARISTAS

Atuação da Rede Marista

Atuação da Rede Marista

Fundado na França, em 1817, por São Marcelino Champagnat, o Instituto Marista está presente em mais de 80 países, atendendo em torno de 500 mil crianças, adolescentes e jovens nos cinco continentes. Fruto desses 200 anos de atuação, a Rede Marista abrange 24 cidades no Rio Grande do Sul, no Distrito Federal e na Amazônia.

Somos reconhecidos pela trajetória trilhada na Educação Básica e no Ensino Superior, mas também exercemos nossa missão evangelizadora por meio de um representativo trabalho desenvolvido no âmbito da assistência social e da saúde. Ao todo, são 18 Colégios e 17 Unidades Sociais, além da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas (HSL).

Formação humano-cristã

Formação humano-cristã

Proporcionamos momentos de formação, que levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Contamos também com a Pastoral Juvenil Marista (PJM), composta por grupos de jovens que promovem a evangelização e a formação de lideranças por meio da convivência, da construção da consciência crítica, da solidariedade e da espiritualidade marista.

Preparação para o Enem e Vestibulares

Preparação para o Enem e Vestibulares

Os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, por meio do Sistema Marista de Educação (material didático exclusivo) e de ações preparatórias, como simulados, palestras e orientação vocacional. Os Colégios também contam com o Sistema Marista de Avaliação (Sima), primeira avaliação em larga escala realizada em escolas particulares do Brasil, que verifica o processo educacional como um todo.

Intercâmbio Marista

Intercâmbio Marista

Conhecer outros países é uma das principais formas de ampliar horizontes. Por isso, desenvolvemos o projeto Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes. A iniciativa, realizada desde 2011, é voltada para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oportunizando viagens para Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia. Além do aprendizado de Língua Inglesa, ocorrem atividades culturais e esportivas.

Robótica Educacional

Robótica Educacional

Iniciativa inovadora que insere a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Juntos, estudantes e educadores constroem maquetes e robôs para solucionar situações-problema. Assim, é desenvolvido o raciocínio lógico, a criatividade, entre outras habilidades. Todos os anos, o Festival Marista de Robótica reúne os Colégios e as Unidades Sociais em uma competição que alia estratégias e conhecimentos.

Parceria com a PUCRS

Iniciativas em parceria com a PUCRS

Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizamos cursos de especialização para educadores e iniciativas dedicadas aos estudantes em diferentes espaços do Campus, como Laboratórios, Museu de Ciências e Tecnologia, Parque Esportivo e Centros de Eventos. Além disso, os jovens têm a possibilidade de vivenciar o mundo universitário por meio do Programa de Pré-Graduação (Pré-Grad).

Incentivo ao Esporte

Incentivo ao Esporte

Tendo em vista o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, a prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, no espírito de equipe, na liderança, na convivência e na amizade. Os estudantes participam de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão – Esporte e Integração. Anualmente, o evento reúne cerca de 2 mil atletas dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas.

Formação continuada

Formação continuada

A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar. Durante as Jornadas Pedagógicas e em outros encontros formativos realizados ao longo do ano, promovemos momentos de estudo, capacitação e integração. Os educadores maristas também são incentivados a participar de cursos, seminários e congressos com foco na educação.

APLICATIVO

O aplicativo Marista Virtual tem o objetivo de aproximar os pais da rotina dos filhos, utilizando recursos que facilitam o acompanhamento do dia a dia no Colégio. Disponível para os sistemas Android e iOS, esse recurso apresenta diversas funcionalidades: