Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Saopedro_507.jpg

​A importância da brincadeira

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização,  a cooperação e a solidariedade.

Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.

No início do ano, as turmas partici​pam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre estudantes e professores, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.

Diretrizes da Educação Infantil

Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa no dia a dia.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos surgidos em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores, cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.

Diferenciais

Acolhida e Adaptação

No início do ano, as crianças e os pais participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em estímulos. Dessa forma, contribuímos para a formação de vínculos entre estudantes, professores e famílias, bem como possibilitamos o reconhecimento dos espaços físicos da nossa escola.

Projetos Pedagógicos

Os projetos pedagógicos são criados a partir dos questionamentos e das intervenções das crianças. Assim, são desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a outros espaços planejados com a intencionalidade de despertar ainda mais a busca pelo saber.

Aprender Brincando

Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.

Espaços pedagógicos

Os ambientes da Educação Infantil são planejados conforme a intencionalidade pedagógica. Assim, as salas de aula, o Ateliê de Arte e o Pátio Ativo convidam as crianças a serem protagonistas de suas aprendizagens, configurando-se como espaços versáteis de liberdade de expressão, criatividade e autonomia.

Aulas especializadas

Na Educação Infantil, nosso currículo também contempla aulas de Educação Física, Língua Inglesa, Música. O objetivo é promover a autoestima, o autoconhecimento e fortalecer a interdisciplinaridade com as crianças. As atividades ta​mbém incrementam o repertório dos estudantes e constituem um meio de integração social.