Navegar para Cima

Infraestrutura

Nossos espaços

Diversos ambientes favorecem o processo de ensino e aprendizagem.

​​Os espaços físicos que compõem um ambiente escolar não são neutros. São permeados por significados que contribuem para a construção da aprendizagem e para o cultivo de relações saudáveis. O ambiente revela nossa intencionalidade pedagógica: há um currículo em movimento que se manifesta nos espaçotempos e arquiteturas escolares, por onde circulam conteúdos, experiências, aprendizagens, culturas e afetos.

Além dos espaços de aula, todos climatizados, favoráveis ao desenvolvimento dos estudantes, o Colégio possui ambientes diferenciados:

Salas de aula exclusivas para o Ensino Médio: No Ensino Médio as salas estão alinhadas às diretrizes de ambientes da rede marista. O formato das salas e o mobiliário favorecem a flexibilidade, a criatividade e a conectividade. As paredes, revestidas com películas próprias para a escrita, possibilitam ao professor explorar todos os espaços das salas, facilitando a interação de estudantes e educadores com os conteúdos.

• Salas exclusivas para Educação Infantil e 1º ano EF: As salas de aula da educação infantil contam com um mobiliário que amplia as possibilidades de exploração, favorecendo as estratégias de agrupamentos, assim como o acesso as diferentes materialidades. Os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental também contam com salas exclusivas, projetadas para possibilitar o aprendizado interativo apropriadas para a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Além disso, o mobiliário é próprio para as crianças favorecendo o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento dos projetos pedagógicos.

• Salas de aula: Os espaços contêm mobiliário moderno, composto por mesas com rodízio, que facilitam a mobilidade, e cadeiras que seguem um padrão ergométrico, proporcionando mais conforto e bem-estar aos estudantes.

• Sistema Multimídia em todas as salas de aula e Apple TV nas salas do 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8° e 9º ano do EF e nos três anos do Ensino Médio.

• Ginásio de esportes: O Ginásio de Esportes contempla as mais diversas atividades, dentro da disciplina de Educação Física, como também nas atividades extraclasse dos estudantes, como futsal, handball e basquete.

• Cantina Santa Clara: com amplo espaço para lanches e refeições. Os cardápios da cantina são elaborados com base em cálculos dietéticos de forma a atender as necessidades nutricionais dos alunos, objetivando uma alimentação adequada e saudável. A Cantina conta com o trabalho de uma Nutricionista para dar um suporte diferenciado à alimentação e saúde dos estudantes. Todos os alimentos e refeições ofertadas são controladas e planejadas, estando em acordo com a Lei 15216 que dispõe sobre a promoção da alimentação saudável e proíbe a comercialização de produtos que colaborem para a obesidade, diabetes, hipertensão, em cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul. 

• Biblioteca com acervo atualizado: Como incentivo à formação de leitores, as turmas contam com horários semanais de visita à Biblioteca, além da leitura em sala de aula e da hora do conto. Projetos como a Ciranda de Histórias aproximam as crianças da Literatura, ampliando seu repertório, por meio do contato com diferentes gêneros textuais, obras e autores. Também é realizado no Marista São Francisco, uma vez ao mês, a biblioteca no pátio, um espaço criado no pátio da escola para que os estudantes possam realizar a leitura dos livros durante o intervalo da aula, otimizando nosso ambiente escolar, e agregando maiores oportunidades de incentivo à leitura.

​• Laboratório de Robótica Educacional e Laboratório de Tecnologias Educacionais: No Laboratório de Tecnologias, computadores, notebook e impressora 3D fazem parte dos equipamentos. Na parte de Robótica, kits Lego; Arduino Mega, e estruturais Atto fazem parte das peças. Além disso, controladores e peças metálicas também fazem a composição da sala. O Laboratório funciona como recurso de apoio para as práticas pedagógicas da sala de aula, atendendo os estudantes desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Neste espaço também são realizadas as aulas da Robótica Extraclasse, que começa com os estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental e vai até o 3º ano do Ensino Médio.

• Laboratório de Ciências: Atende todos os estudantes, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar a construção do conhecimento por meio da vivência da experimentação. O ambiente conta com diversos equipamentos para auxiliar nas aulas, que vão de destilador e estufa, até microscópios e balança. O Laboratório de Ciências também possui esqueleto humano, modelos de células, pirâmide alimentar, jogos educativos, planetário, e mais de 30 equipamentos que fazem parte das aulas de ciências, biologia e química. Também, para as aulas de física e matemática, conta com kits de eletricidade, magnetismo, eletromagnetismo, plano inclinado, calorímetros e multímetros, e diferentes outros equipamentos.

​• Sala Juventudes: A Sala Juventudes é um espaço de democracia, integração, pluralidade de pessoas e desenvolvimento integral de potencialidades e dimensões de crianças e jovens. É um espaço que escuta todos os grupos representativos do Colégio – PJM, GESF, Clima, Voluntariado e Pequenos Irmãos de Maria.

• Amplo Pátio com 4.400 metros quadrados. ​​