ENSINO MÉDIO

Aprender por inteiro é manter o futuro em movimento

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de realização pessoal e profissional.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Desenvolve a capacidade analítica, por meio da construção de um projeto de pesquisa a partir de temas do cotidiano. Os estudantes são desafiados à autoria e à participação ativa, problematizando a realidade com base nos conhecimentos construídos na escola, e utilizando os diversos espaços pedagógicos. Todas as pesquisas são orientadas por professores dos diferentes componentes curriculares. Ao final do Ensino Médio, os estudantes apresentam um artigo para uma banca de professores.

CURRÍCULO PERSONALIZADO

No Ensino Médio Marista, os estudantes possuem uma estrutura curricular inovadora, com uma carga horária diferenciada e um currículo personalizado, no qual eles têm a oportunidade de escolher até duas disciplinas optativas por semestre, além das disciplinas tradicionais da base curricular. O espaço de sala de aula também é inovador, tendo sua composição voltada para a interação entre os estudantes e os educadores.

LIDERANÇA E PROTAGONISMO

Os estudantes do Ensino Médio compõem a diretoria das equipes na Semana Champagnat e o poder judiciário na proposta inovadora Escola da Vida. Além disso, nosso Colégio conta com o Curso de Liderança Marista (Clima), em que são trabalhados os conceitos de liderança e as características essenciais de um líder. O Grêmio Estudantil também prioriza a formação de lideranças, além da realização de eventos culturais, esportivos, comunitários e solidários. Já a Pastoral Juvenil Marista (PJM) possibilita um espaço de protagonismo e vivência da espiritualidade marista.

PREPARAÇÃO PARA ENEM E VESTIBULARES

A preparação dos estudantes para ingressar na universidade contempla diferentes iniciativas que fazem parte do cotidiano escolar. Oferecemos monitorias, provas por área do conhecimento, simulados e grupos de estudos. Trimestralmente, os estudantes também elaboram um trabalho em conjunto com os professores de cada área do conhecimento.