Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de realização pessoal e profissional.​

​​FOCO NO ENEM E VESTIBULARES

Com o objetivo de qualificar o aproveitamento escolar e intensificar a aprendizagem para o ingresso na universidade, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, tendo como foco a pesquisa, o protagonismo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, os estudantes recebem materiais didáticos específicos e participam de simulados para que tenham contato com questões e com o formato das provas do Enem e do vestibular.

MATE​RIAL DIDÁTICO INOVADOR

Desenvolvido por educadores maristas, o Sistema Marista de Educação (SME) possibilita múltiplas aprendizagens nas diferentes áreas de conhecimento, a partir de diversos temas e contextos. Além do conteúdo dos livros, o material didático conta com uma plataforma digital que complementa os estudos de forma interativa e integrada. Assim, os estudantes constroem o conhecimento por meio da conexão que fazem entre os saberes.

PENSANDO NO FUTURO

A construção do projeto de vida contempla escolhas pessoais, profissionais, familiares, assim como o relacionamento consigo, com o outro e com a sociedade. Por isso, incentivamos o estudante a refletir sobre essas questões por meio do diálogo e das atividades práticas de autoconhecimento e integração. Paralelamente, o projeto de orientação profissional compreende testes vocacionais, palestras com profissionais e feiras. Também são realizadas vivências voltadas para liderança e empreendedorismo.

VOLUNTARIADO E SOLIDARIEDADE

O desenvolvimento da liderança, do empreendedorismo, da criatividade e do trabalho em equipe fazem parte do nosso cotidiano escolar. Com a Pastoral Juvenil Marista (PJM) e o grupo Juventude Marista Voluntária, os jovens realizam ações de caráter solidário em diversas instituições de Santo Ângelo. Dessa forma, eles passam a ter contato com diferentes realidades na sociedade em que vivem e sensibilizam-se diante delas, questionando sua própria forma de pensar e agir.

NOVO ENSINO MÉDIO

Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em janeiro de 2022, o novo currículo foi implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista é composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.

Percursos Investigativos Optativos | 1º e 2º anos EM

Nos Percursos Investigativos Optativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados cinco Percursos Investigativos:

Ciência da Saúde e da Vida, Educação Financeira, Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos, Cultura Digital e Arte e Design para a Intervenção Social.

Parceria com a PUCRS | 2º ano EM

Acreditamos na inovação como elemento de transformação dos conhecimentos e das experiências escolares, com essa parceria nossos estudantes terã​o a oportunidade de escolher, conforme suas preferências, uma unidade optativa​​ online entre sete opções disponíveis, visando a ampliação dos seus conhecimentos e possibilitando novas experiências no seu percurso como estudante do Ensino Médio. Para essa etapa, foram determinados sete Unidades Curriculares Optativas: Influenciadores e Marketing Digital, Relações Étnico-raciais, Negócios Digitais, Trabalho Integrado em Saúde, Artes & Linguagens Visuais, Introdução ao Mercado Financeiro e Sustentabilidade.

​ botao_site.png