Navegar para Cima

Segurança

Sistemas de segurança e Seguro Educacional garantem a proteção e o bem-estar dos estudantes.

​​O colégio adota medidas que devem servir para garantir o cuidado e a segurança dos nossos estudantes no ambiente escolar. É nossa responsabilidade manter a credibilidade e o compromisso com a segurança da instituição, aperfeiçoando as ações estratégicas para manter a confiança do nosso público. Detalhamos abaixo as medidas já existentes:

• ​O acesso à escola é restrito, sendo autorizado somente mediante identificação
  • O uso do uniforme é obrigatório para a segurança dos estudantes
  • Controle da entrada e saída de alunos pelo setor de Coordenação de Turno
  • Sistema de prevenção e controle de incêndio
  • Cobertura de Seguro Educacional para casos de eventuais acidentes no espaço interno da escola
  • Nos intervalos de aula, os banheiros são monitorados por funcionários capacitados.
  • A entrada e saída escolar é pelo portão de acesso com auxiliares controlando o fluxo. Temos acesso disponibilizado com exclusividade para entrada de famílias e estudantes do turno da tarde, situado à Rua Bento Martins, próximo à Rua Eustáquio Ormazabal
  • Professores e funcionários capacitados (prevenção de incêndio e primeiros socorros)
  • ​Circuito interno de monitoramento por câmeras baseadas na tecnologia IP (responsável por trafegar os dados (voz, vídeo, dentre outros) em rede, diferentemente de equipamentos analógicos e de aparelhos digitais sem comunicação via network)

• Segurança capacitado para monitorar a saída dos estudantes entre às 17h às 21h

O trabalho de preparo e orientação do grupo de educadores é fundamental, uma vez que são eles os responsáveis pelo controle do ambiente escolar e que conduzirão os estudantes em caso de evacuação.

Com o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos e de desastres, o Marista Sant'Ana acredita que cada membro da comunidade escolar estará mais preparado para lidar com situações de perigo, fortalecendo o sentimento de cuidado e valorização da vida​.

Saída antecipada

A escola tem o compromisso de cumprir com as aulas previstas no calendário escolar e horário. Caso haja a necessidade do estudante retirar-se antes do término das atividades escolares, os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola, ou enviar autorização por escrito, para justificar a saída antecipada. A saída não poder ser autorizada por ligação telefônica.

Atraso na entrada

Educação Infantil: Estudantes são encaminhados às salas pelos educadores do Colégio.

1º ao 5º ano EF: Estudantes do Ensino Fundamental devem aguardar na Recepção para serem encaminhados às salas pelos educadores do Colégio.

Do 6º ano EF ao Ensino Médio: Os estudantes atrasados devem aguardar na Recepção, realizar os encaminhamentos de controle e liberação do SCT e acessar as atividades no segundo período.

A partir do 4º atraso, o estudante receberá advertência escrita que será encaminhada para as famílias. Após, o estudante ingressará atrasado somente com justificativa escrita e assinada pelos responsáveis.

Treinamento de Primeiros Socorros

Iniciamos em 2019 a capacitação dos nossos educadores no curso de Primeiros Socorros, promovido pela Rede Marista, em parceria com a PUCRS. Com o total de 20 horas de capacitação, sendo 12 de aulas teóricas em educação à distância (EAD) e oito de capacitação presencial, o curso aborda os seguintes conteúdos:

• Prevenção de acidentes;

• Acidentes com animais peçonhentos;

• Afogamento;

• Atendimento inicial a vítimas de trauma;

• Emergências clínicas: asfixia, ferimentos, intoxicações, hipotensão, hipoglicemia, hiperglicemia, desmaios, AVC, lesões, imobilizações, queimaduras, sinais vitais e suporte básico para vida.

Plano de Emergência contra incêndios:

O colégio vem realizando variadas atividades que resultarão em um plano de evacuação, criando, assim, um ambiente escolar mais seguro.  Trata-se de uma parceria do Colégio com a empresa Simões e Alves Treinamentos, que capacitará o corpo docente e administrativo do colégio no planejamento de emergência contra incêndio, consistindo em um conjunto de ações integradas, coordenadas e orientadas.

O plano de intervenção de incêndio tem o objetivo de determinar medidas de emergência que deverão ser adotadas para reduzir consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente,​utilizando dos recursos materiais e humanos em uma situação de emergência.

​O trabalho de preparo e orientação do grupo de educadores é fundamental, uma vez que são eles os responsáveis pelo controle do ambiente escolar e que conduzirão os estudantes em caso de evacuação.​