EDUCAÇÃO INFANTIL

Aprender por inteiro é valorizar cada novo significado

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.

AUTOCONHECIMENTO

Reconhecer e respeitar a individualidade de cada criança contribui para que ela desenvolva autoconhecimento, confiança e autonomia. Por isso, nossos projetos pedagógicos contemplam a escuta, a percepção do estudante sobre a sua identidade e a integração social. As iniciativas vão desde a observação de autorretratos e espelhos até as atividades de expressão corporal.

FORMAÇÃO DO LEITOR

Envolver educadores, estudantes e famílias com o intuito de promover o gosto pela leitura é o objetivo do projeto Contador de Histórias. Os livros são levados para casa, para que no retorno à sala de aula, sejam interpretados com o protagonismo de cada estudante. Outras atividades, como hora do conto e Autor Presente, complementam esse trabalho, criando espaços de troca e aprendizagem.

POESIA E MUSICALIZAÇÃO

O processo de alfabetização e letramento perpassa por diferentes práticas pedagógicas. Ao escutar poemas, brincar com os sons, encontrar rimas e palavras, as crianças passam a compreender melhor a linguagem falada. Já a musicalização estimula a sensibilidade, a expressão, o movimento e a socialização, por meio de atividades lúdicas que envolvem canto, execução de instrumentos e brincadeiras com música.

PROTAGONISMO INFANTIL

Os projetos pedagógicos são criados a partir dos questionamentos e das intervenções das crianças. Assim, são desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a outros espaços, como o Ateliê de Arte, e utilizam materiais artísticos, pedagógicos e naturais, como conchas e folhas secas.