Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana.

Ensino Médio Marista​​​​​​​     

    Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em janeiro de 2022, o novo currículo foi implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista é composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. 

     A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos. 

  Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante. 

Percursos Investigativos Optativos | Multiseriado 

     Nos Percursos Investigativos Optativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados oito Percursos Investigativos para o Ensino Médio:

- Ciência da Saúde e da Vida (Ciências da Natureza); 

- Contextos e Movimentos do Século XXI (Ciências Humanas); 

- Artes e Design para a intervenção social (Linguagens); 

- Educação Financeira (Matemática); 

- Processos Criativos em múltiplas linguagens (Linguagens); 

- Tecnologias e Sociedade: Sistemas e processos (Ciências da Natureza);  

- Cultura Digital (Linguagens); 

- Inovação Social (Ciências Humanas).


Parceria com a PUCRS 2º e 3º ano EM 

     Acreditamos na inovação como elemento de transformação dos conhecimentos e das experiências escolares, com essa parceria nossos estudantes terão a oportunidade de escolher, conforme suas preferências, duas unidades optativas online, por ano, entre dez opções disponíveis, visando a ampliação dos seus conhecimentos e possibilitando novas experiências no seu percurso como estudante do Ensino Médio. Para essa etapa, foram determinados dez Unidades Curriculares Optativas: 

-Influenciadores e estratégias de Marketing, 

-Relações Étnico-raciais e Políticas Administrativas, 

-Negócios Digitais, 

-Trabalho Integrado em Saúde, 

-Artes & Linguagens Visuais, 

-Introdução ao Mercado Financeiro e de Capitais,

-Sustentabilidade

-Criatividade

-Roteiro, produção, direção e edição de vídeo para Youtube

-Cultura Digital​

Isso é ser marista

     Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.​

   Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.​

Campanha_botão matrículas-02-site.png 

MATRIZES CURRICULARES

    Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Pro​jet​o Educativo do Brasil Marista.

      Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

   Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​​​

DIFERENCIAIS

Ambientes Personalizados

     Nosso Ensino Médio conta com salas de aulas exclusivas constituídas com paredes móveis revestidas com película, possibilitando a interação e o compartilhamento do mesmo espaço entre diferentes turmas. Além disso, o Projeto Conexões faz o espaço inovador e configurado com elementos tecnológicos, onde todas as salas possuem Apple TV e todos os educadores trabalham com Ipads, contribuindo com a metodologia de aulas mais dinâmicas e atrativas​.

Mostra Científica

   Nossa Mostra Centífica reúne os trabalhos interdisciplinares produzidos pelos estudantes sobre temáticas de impacto social e novas perspectivas. Os grupos contam com professores apoiadores ao desenvolvimento da pesquisa e apresentam os resultados do estudo para uma banca composta por educadores de diferentes áreas. Além de instigar o gosto pela iniciação científica, o projeto prepara para o Ensino Superior.

Pensando no Futuro

      Por meio de testes vocacionais, palestras com profissionais e eventos, o projeto de orientação profissional estimula o jovem a refletir sobre sua escolha profissional e formação de carreira. São ​realizadas também atividades voltadas ao projeto de vida e desenvolvimento integral dos estudantes.

Simulados e Avaliações Externas

   Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, contamos com uma carga horária diferenciada de 38 períodos semanais para o Ensino Médio. Também realizamos simulados como a Prova Integrada (PI), com questões nos moldes do Enem e o Textando, que contribui para o aperfeiçoamento dos textos produzidos pelos estudantes, auxiliando na organização de ideias, na escrita e na revisão gramatical.

Campanha_botão matrículas-01- site.png